O que é a cirurgia para prótese do joelho?

Cirurgia de prótese do joelho, ou artroplastia do joelho, é um tratamento para artrose grave do joelho.A prótese do joelho consiste na troca da superfície articular desgastada por componentes artificiais de metal e polietileno, especialmente projetados para restabelecer a função do joelho.

Diferente do que algumas pessoas imaginam, a cirurgia da prótese não retira todo o joelho, mas apenas a superfície dentro da articulação. Portanto, a maior parte do joelho original é preservada.Existem próteses parciais ou totais do joelho. A artroplastia total do joelho faz a substituição de toda a superfície do fêmur e da tíbia. Já a artroplastia parcial, ou unicompartimental, substitui apenas um dos compartimentos do joelho, quando o desgaste é limitado a apenas uma parte do joelho.

Prótese total do joelho: a superfície da cartilagem desgastada é substituída pela prótese. Note que apenas a superfície da articulação é substituída. A maior parte do joelho original é preservada.

Quando é indicada a cirurgia?

A prótese é um dos tratamentos para casos graves de artrose (ou osteoartrite), a doença resultante do desgaste da articulação. Isto inclui artrose por diversos motivos, incluindo: primária, pós-traumática ou por doenças reumatológicas (artrite reumatóide), entre outras

A prótese do joelho é indicada para melhorar a qualidade de vida, quando não há controle suficiente dos sintomas da artrose com tratamentos mais simples

Os sintomas mais comuns que levam à prótese do joelho são:

  • Dor limitante para atividades do dia-a-dia
  • Restrição da mobilidade: andar, subir e descer escadas, entrar em sair de veículos, até vestir-se
  • Perda da movimentação do joelho: rigidez da articulação, que não estica ou dobra adequadamente
  • Desvio do alinhamento: entortamento das pernas progressivo (joelho varo ou valgo).

Agende sua consulta

    Agendar Consulta